Taxa de alfabetização no Brasil é de 49,3% em 2023, diz governo
Dados preliminares do Saeb 2023 revelam que a taxa nacional de alfabetização é de 49,3%. A divulgação completa, prevista para 9 de abril, ocorre após um atraso de mais de dois meses e aponta uma recuperação no aprendizado pós-pandemia.
Inep divulga microdados do resultado do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de 2023, com a taxa nacional de alfabetização em 49,3% e margem de erro de 2,8 pontos percentuais, em comunicado realizado nesta 5ª feira (3.abr.2025).
Os dados completos serão publicados em 4ª feira (9.abr), após atraso de mais de 2 meses, já que a divulgação estava prevista para 31 de janeiro. A pesquisa avalia a educação básica desde a educação infantil até o ensino médio e apresenta informações sobre matrículas, escolas e docentes.
Os microdados apontam uma recuperação desde a pandemia de covid-19. Apesar das limitações de precisão por Estado, o Inep relata uma “tendência de aumento no nível de alfabetização”. As taxas podem varar significativamente entre as regiões.
- Bahia: 40,3% de alfabetização (amostra de 515 alunos, margem de erro de 21,5 pontos).
- Tocantins: 24,3% de alfabetização (amostra de 727 alunos, margem de erro de 4,5 pontos).
O presidente do Inep, Manuel Palacios, destacou a demora na divulgação devido ao “processo de definição dos padrões de desempenho” e à “limitação da amostra”. Ele impressionou que um padrão nacional de alfabetização será estabelecido, baseado em uma pesquisa de 2023, com referência de 743 pontos na escala de alfabetização.