Taxação das LCAs não impactará safra 2025/2026, diz Fávaro
Ministro garante que taxação das LCAs não afetará financiamento agrícola para a próxima safra e destaca sua atratividade frente a outros investimentos. Reunião na Câmara busca diálogo entre governo e setor agropecuário sobre a proposta de tributação.
Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), afirmou que a taxação das LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) não vai impactar a safra 2025/2026. A medida terá um período de quarentena de 90 dias.
Fávaro garantiu que R$ 650 bilhões estão assegurados sem taxação para essa safra. Ele ressaltou que os investimentos em LCA têm crescido devido à segurança do financiamento.
O ministro afirmou que, mesmo com a tributação, a LCA ainda será mais atrativa que outros fundos, e o impacto na taxa de juros seria quase zero, afirmando que “não haverá fuga de capitais”.
O deputado Pedro Lupion (PP-PR) destacou a necessidade de diálogo entre o governo e o setor agropecuário, mencionando que a reunião teve um tom apaziguador.
Lupion expressou preocupação, dizendo que a tributação pode resultar em fuga de capitais e perda de atratividade das LCAs. A Casa Civil deve apresentar uma medida provisória na quarta-feira (11.jun), e a FPA apresentará alternativas à tributação.
O ministro afirmou que está aberto a ouvir as sugestões do Congresso.