Taxas dos DIs sobem após Moraes convocar audiência sobre IOF
Taxas dos DIs fecham em leve alta em meio a feriado nos EUA e expectativas sobre conciliação no IOF. O mercado observa de perto os desdobramentos da intervenção do STF nas decisões fiscais do governo.
Taxas dos DIs têm leves altas nesta sexta-feira em meio à ausência dos Treasuries devido ao feriado nos EUA. O mercado está atento ao embate entre governo e Congresso sobre o IOF, agora com a intervenção do STF.
A taxa do Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2027 fechou em 14,18%, alta em relação ao ajuste anterior. Para janeiro de 2028, a taxa foi de 13,405%.
- Janeiro 2031: 13,31% (anterior: 13,265%)
- Janeiro 2033: 13,36% (anterior: 13,327%)
A decisão do STF, suspendendo os decretos presidenciais que elevaram as alíquotas do IOF, foi um dos focos do dia. Moraes convocou uma audiência de conciliação para o dia 15 de julho.
Segundo Matheus Spiess, da Empiricus Research, a notícia traz alívio imediato aos investidores, mas a incerteza continua. “Não vejo como solução, mas minimiza estragos,” disse.
O presidente da Câmara, Hugo Motta, em entrevista à CNN Brasil, apoiou a decisão do STF e defendeu cortes de gastos que não afetem os mais pobres, além da isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$5 mil.
Perto do fechamento, a curva brasileira indicava quase 100% de chances de manutenção da Selic em 15% até o fim de julho.
O IBGE divulgou que o Índice de Preços ao Produtor recuou 1,29% em maio, levando a alta acumulada em 12 meses a 5,78%.