HOME FEEDBACK

Telegram exclui canal com nome de ministério e mensagem sobre golpe

Telegram remove canal com nome do Ministério da Defesa que incitava golpe de Estado. A conta, que acumulava 419 inscritos, foi apagada após solicitação da pasta, que reafirma ter apenas um canal oficial.

Telegram exclui canal com nome do Ministério da Defesa

Na 2ª feira (10.mar.2025), o Telegram atendeu a um pedido do Ministério da Defesa e excluiu um canal que usava o nome da pasta. A nota afirma que a conta não contém vínculos com o Ministério e destaca um canal oficial com selo de verificação: t.me/MinisteriodaDefesaOficial.

A conta foi removida às 22h13 do mesmo dia, após a pasta tomar conhecimento da sua existência através de uma reportagem.

O canal, que tinha 419 inscritos, publicava uma mensagem incitando um golpe de Estado em apoio a Jair Bolsonaro, com a frase: “Dê o golpe, Jair 🇧🇷”. A postagem, feita em novembro de 2022, acumulava 711 reações.

A repercussão aumentou após a divulgação de uma postagem no X (ex-Twitter), vinculando à mensagem golpista no Telegram. Apesar do nome oficial, a capa do grupo exibia uma foto de Bolsonaro.

O Poder360 indagou o Ministério sobre a possível exclusão da postagem no X, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Leia mais em poder360