Ter inflação controlada e juro baixo não é um ato de vontade do BC, diz Meirelles
Henrique Meirelles destaca a importância da estabilidade inflacionária e a atuação do Banco Central no controle de juros. Ele e outros especialistas discutem conquistas e desafios da política monetária brasileira em evento comemorativo.
Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central, afirmou que controlar a inflação e alinhar a taxa de juros ao padrão internacional é uma conquista e não apenas uma decisão da autoridade monetária.
Durante evento em celebração aos 60 anos do Banco Central, ele destacou a importância dos critérios técnicos do BC na projeção de inflação e crescimento. “A responsabilidade principal é manter a inflação próxima da meta”, afirmou.
Meirelles também parabenizou o atual presidente do BC, Gabriel Galípolo, pela gestão e pelas atitudes corajosas para controlar a inflação.
O presidente da Febraban, Isaac Sidney, reforçou a importância da autoridade monetária como fiadora da estabilidade macroeconômica e pediu apoio à Galípolo. Ele reconheceu que a inflação está “bastante fora” da meta, mas confiou no trabalho do BC.
Atualmente, o IPCA apresenta uma inflação acumulada de 5,06% em 12 meses, enquanto a meta é de 3% (com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual). Desde julho, a taxa básica de juros foi elevada de 10,5% para 14,25%.
Além disso, o Comitê de Política Monetária (Copom) indicou uma alta menor que 1 ponto percentual para a próxima reunião.