Tereza Cristina diz que Brasil precisa de “juízo” para crescer
Senadora destaca a necessidade de reformas regulatórias para que o Brasil aproveite oportunidades no mercado internacional. Tereza Cristina defende uma agenda nacional conjunta e discute a nova lei de licenciamento ambiental como passo importante para destravar investimentos.
Senadora Tereza Cristina (PP-MS) destacou, em painel do 14º Lide Investment Forum em Nova York, que o Brasil vive um “momento ímpar” para se destacar no cenário internacional, mas precisa de “juízo” para aproveitar essa oportunidade.
Ela enfatizou a importância de uma pauta de desenvolvimento que inclua reformas regulatórias e criticou a resistência em discutir setores estratégicos, como a mineração. “Tem um tabu. A gente não consegue discutir de maneira madura,” disse.
Tereza também mencionou a nova lei de licenciamento ambiental no Senado, que deve ser votada em 21 de maio. Segundo ela, a lei não fragiliza a proteção ambiental, mas traz facilidade e segurança jurídica para investimentos.
A senadora relatou sua relatoria de outra lei que permite ao Brasil retaliar medidas protecionistas de outros países, destacando a importância de negociar até o último momento.
Ela pediu um foco em uma agenda nacional no Congresso, semelhante à “ponte para o futuro” criada por Michel Temer.
O evento reune autoridades como o presidente do STF, Hugo Motta e o procurador-geral da República. O Grupo Lide discute oportunidades de investimentos no Brasil, promovendo sua 14ª edição no Harvard Club.
Programação do evento:
- Sessão de abertura - 9h
- O Brasil e o papel da institucionalidade com os Estados Unidos - 10h
- Como obter melhor acesso aos fundos multilaterais - 11h30
- Relações econômicas Brasil-EUA - 11h20
- Encerramento - 12h50