HOME FEEDBACK

Terremoto de magnitude 5,5 atinge ilha no Japão; mais de 900 tremores foram registrados na região

Terremoto de 5,5 graus atinge Ilha de Akuseki e provoca preocupação entre os moradores. A região enfrenta uma sequência de tremores que já contabiliza mais de 900 registros em duas semanas, aumentando o alerta para novas atividades sísmicas.

Terremoto no Japão: Em 3 de agosto, um tremor de magnitude 5,5 atingiu a costa do arquipélago de Tokara, na província de Kagoshima.

A profundidade foi de 20 km e não houve alertas de tsunami, conforme o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

A intensidade sísmica foi classificada como "6 menor" na escala japonesa, causando impacto significativo, principalmente na Ilha de Akuseki, com apenas 89 habitantes.

Este terremoto faz parte de uma série de tremores que começaram em junho, com mais de 900 registros de tremores entre 21 de junho e 3 de julho, segundo a Agência Meteorológica do Japão.

A atividade sísmica é intensa, dificultando a permanência em pé das pessoas. A região de Tokara enfrenta dificuldades, com moradores relatando problemas para dormir devido ao movimento constante da terra.

Embora não tenha havido grandes danos, há preocupação com novos tremores. Ayataka Ebita, diretor da divisão de observação de terremotos, alertou sobre a necessidade de estar preparado para evacuações.

A vulnerabilidade da região deve-se à sua topografia peculiar, que acumula pressão sob o leito marinho. O Japão é um dos países mais propensos a terremotos, localizado sobre quatro placas tectônicas no Cinturão de Fogo do Pacífico.

Mesmo com a diminuição dos tremores recentes, a incerteza sobre a atividade sísmica e o risco de um "mega-terremoto" ainda persistem.

Leia mais em exame