Terremoto de magnitude 7,1 a leste de Tonga ativa alerta de tsunami
Alerta de tsunami é emitido para Tonga após terremoto de 7,1. Autoridades recomendam que populações costeiras em risco permaneçam alertas e sigam instruções.
Alerta de Tsunami para Tonga
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico publicou um alerta para ondas de 0,3 a 1 metro acima do nível do mar em Tonga, após um terremoto de magnitude 7,1 registrado próximo ao país neste domingo, 30.
O alerta inclui também Niue, território autônomo ligado à Nova Zelândia, e aponta a possibilidade de ondas perigosas em um raio de 300 quilômetros do epicentro do tremor.
O Serviço Geológico dos EUA (USGS) informou que o terremoto ocorreu às 1h18 locais (21h18 de sábado em Brasília), a 10 quilômetros de profundidade e a cerca de 90 quilômetros da cidade de Pangai, com população de 2.000 pessoas e a nordeste de Nuku’alofa, a capital.
As autoridades pedem que as populações costeiras fiquem atentas e sigam as instruções oficiais. Ondas de menos de 0,3 metro também podem ocorrer em Samoa, Ilhas Cook, Fiji, Kiribati e Tuvalu.
O Departamento de Meteorologia da Austrália descartou ondas na Austrália.
Tonga está situada no Anel de Fogo do Pacífico, área com intensa atividade sísmica. Historicamente, o país enfrentou tsunamis devastadores, como em 2009 e 2022, que resultaram em numerosas fatalidades e danos extensivos.