Terremoto de magnitude 7 atinge Tonga e gera alerta de tsunami
Terremoto em Tonga gera alerta de tsunami, mobilizando equipes de monitoramento e defesa civil. A magnitude revisada do tremor ressalta os riscos enfrentados por ilhas do Pacífico em eventos sísmicos.
Terremoto de magnitude 7 atinge Tonga, provocando alerta de tsunami por parte das autoridades dos EUA.
O tremor, inicialmente reportado como 6,6, foi revisado pelo GFZ (Centro de Pesquisa de Geociências da Alemanha). O incidente levanta preocupação devido ao potencial impacto nas ilhas do Pacífico, localizadas no "círculo de fogo", uma área propensa a sismos.
O alerta de tsunami mobiliza equipes de monitoramento e defesa civil para proteger a população costeira. Tonga ainda se recupera da erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai e do tsunami de 2022.
A ocorrência do abalo, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), foi às 9h18 (horário de Brasília) com profundidade de 10 km. O tremor foi sentido em Nuku‘alofa e Pago Pago.
Terremotos rasos, geralmente com menos de 70 km de profundidade, causam mais danos à superfície. Embora não haja relatos de danos ou vítimas, a situação destaca os desafios enfrentados por estados insulares diante de fenômenos naturais extremos.
A revisão da magnitude para 7 sugere uma liberação de energia significativa, impactando as avaliações de risco e as medidas de segurança.
Tonga é um arquipélago no Pacífico Sul, composto por 169 ilhas, das quais 36 são habitadas, e está a mais de 10 mil km de Mianmar, que sofreu um terremoto de 7,7 na última sexta-feira (28), resultando em mais de 1.700 mortos.