Tesla construirá estação de armazenamento de energia em Xangai
Tesla anuncia acordo para construir estação de armazenamento de energia em Xangai. Investimento de US$ 556 milhões marca a entrada da montadora no crescente mercado de armazenamento de energia da China.
Tesla fecha acordo na China
A montadora norte-americana Tesla firmou, em 20 de junho de 2025, um acordo com parceiros chineses para construir uma estação de armazenamento de energia em Xangai.
O investimento total é de 4 bilhões de yuans (US$ 556 milhões), marcando a expansão da Tesla no mercado de armazenamento de energia da China, a maior do mundo.
Esta será a 1ª estação de armazenamento conectada à rede elétrica da Tesla na parte continental da China, localizada na Área Especial de Lin-gang da Zona Piloto de Livre Comércio.
De acordo com Dong Kun, gerente-geral do Negócio de Energia da Tesla China, a estação participará do comércio de eletricidade, equilibrando a demanda de pico e melhorando a estabilidade da rede elétrica.
A Tesla também planeja aumentar a colaboração com a China Kangfu para lançar globalmente uma solução de energia de carbono zero.
Em fevereiro, a empresa começou a produção de baterias Megapack na nova Megafábrica em Lin-gang, a 2ª fábrica em Xangai.
A companhia prevê um aumento anual de 50% na implantação de sistemas de armazenamento de energia em 2025.
Fonte: Xinhua