Tesla construirá usina de armazenamento de eletricidade na China
Tesla anuncia a construção de sua primeira usina de armazenamento de energia na China, marcando um passo estratégico em um mercado em expansão. O projeto, que requer um investimento de 4 bilhões de iuanes, promete otimizar a rede elétrica urbana e é sinal de novas oportunidades em meio a tensões comerciais entre EUA e China.
A Tesla, montadora de veículos elétricos, anunciou um contrato na China para construir sua primeira usina de armazenamento em larga escala para a rede elétrica chinesa.
A assinatura ocorre em meio a tensões nas relações entre Washington e Pequim, consequência da guerra comercial iniciada pelo ex-presidente Donald Trump.
O CEO da Tesla, Elon Musk, foi assessor próximo de Trump e dirigiu o Departamento de Eficiência Governamental.
"A Tesla firmou oficialmente o seu primeiro projeto de fábrica de armazenamento de energia na China continental", anunciou a empresa no Weibo.
A instalação será "a maior" de seu tipo na China e visa ajustar recursos da rede elétrica, solucionando pressões do abastecimento elétrico urbano.
O contrato, segundo o Yicai, envolve um investimento de 4 bilhões de iuanes (mais de R$ 3 bilhões) entre a filial da Tesla em Xangai e a China Kangfu International Leasing.
A Tesla já instalou uma cadeia de montagem de veículos em Xangai e produziu mais de 100 Megapacks no primeiro trimestre de 2025 para exportação, especialmente para a Europa.
Um Megapack pode armazenar mais de 3,9 megawatts/hora (MWh) de eletricidade, suficiente para 3.600 casas em uma hora.
Atualmente, a Tesla já instalou mais de 10 gigawatts/hora (GWh) de capacidade de armazenamento em estados como Texas e Alaska, além da Austrália.