HOME FEEDBACK

Tesouro dos EUA sanciona líderes de cartel do México por terrorismo e tráfico de armas

Sanções visam desmantelar a estrutura do Cartel del Noreste, uma das organizações de tráfico mais perigosas do México. Líderes do cartel são acusados de violências extremas e operações armadas na fronteira EUA-México.

Sanções dos EUA contra líderes do Cartel del Noreste

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou, em 21 de março, sanções contra dois líderes do Cartel del Noreste (CDN), conhecidos anteriormente como Los Zetas. O cartel é classificado como organização terrorista estrangeira e é uma das mais violentas organizações de tráfico do México, com significativa presença na fronteira entre Laredo (EUA) e Nuevo Laredo (México).

As sanções recaem sobre:

  • Miguel Angel de Anda Ledezma: supervisiona a aquisição de armas para o cartel e coordenou entregas em Nuevo Laredo. Uma arma sua foi encontrada após um ataque ao Exército mexicano em março de 2024.
  • Ricardo Gonzalez Sauceda: ex-segundo na hierarquia do cartel, preso em fevereiro. Ele liderava um braço armado do CDN e portava armas e drogas no momento da prisão.

As sanções fazem parte de uma estratégia mais ampla do governo de Donald Trump para eliminar os cartéis. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, ressaltou a violência e a intimidação promovida pelo CDN nas comunidades de ambos os lados da fronteira.

Com informações do Estadão Conteúdo

Publicado por Nátaly Tenório

Leia mais em jovem-pan