Tesouro premia 5,6 mil escolas e 61 mil alunos em Olimpíada de Educação Financeira; meta é alcançar 5 milhões de participantes neste ano
Mais de 5,6 mil escolas e 61 alunos são premiados na 1ª Olimpíada de Educação Financeira, destacando a importância da educação financeira no ensino fundamental e médio. A iniciativa busca engajar alunos e professores, promovendo o conhecimento financeiro de forma leve e competitiva.
A Secretaria do Tesouro Nacional, em parceria com a B3 e o Ministério da Educação, premiou mais de 5,6 mil escolas e 61 alunos na 1ª Olimpíada de Educação Financeira (Olitef) em Brasília, no dia 19 de outubro.
O evento teve a presença do secretário do Tesouro, Rogério Ceron, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A Olympíada promove o conhecimento financeiro entre alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.
Na primeira edição, realizada no ano passado, participaram 546 mil alunos de 2.234 cidades, com a inscrição de mais de 9 mil escolas. "Acreditamos muito no papel transformador da educação", afirmou Ceron.
Haddad ressaltou a importância de engajar professores e alunos e "repensar" as escolas. Na cerimônia, foram entregues medalhas de ouro, prata, bronze e honra ao mérito, com 61.689 alunos premiados. Mais de 17 mil professores foram capacitados no curso de Educação Financeira.
Para a 2ª edição da Olitef, a meta é atingir 5 milhões de estudantes. As inscrições já estão abertas e vão até 1º de setembro. A prova será em 9 de setembro de 2025.
Entre os objetivos da Olitef estão:
- Capacitar e valorizar professores com recursos didáticos.
- Fortalecer a comunidade escolar como um centro de excelência;
- Ampliar o conhecimento financeiro dos alunos desde cedo.