HOME FEEDBACK

Tiangong Ultra vence primeira meia maratona de robôs, em Pequim

Tiangong Ultra conquista o primeiro lugar na meia maratona de robôs humanoides em Pequim, superando concorrentes locais. O evento destaca os avanços tecnológicos e o potencial futuro dos robôs em diversas áreas da vida cotidiana.

Em Pequim, robô Tiangong Ultra vence meia maratona

Na manhã deste sábado, o robô Tiangong Ultra **correu 21 km** em **2 horas, 40 minutos e 42 segundos**, tornando-se o **primeiro vencedor da meia maratona de robôs humanoides**. Ele superou outras **duas dezenas de concorrentes** chineses.

Lançado há um ano pelo **Centro de Inovação de Robôs Humanoides de Pequim**, Tiangong Ultra possui **1,80 m** de altura. Ele deixou para trás a **Unitree**, da Hangzhou, que era a principal concorrente até então. Os robôs da **Noetix** ficaram em segundo e terceiro lugares, com apenas **1,20 m**.

Scott, um engenheiro eletrônico, elogiou a performance de Tiangong, afirmando que **correr uma longa distância** é um feito impressionante para os robôs, devido à complexidade do movimento. Atualmente, ele mora na área de desenvolvimento tecnológico de **Yizhuang**, onde ocorreu a corrida.

Zhushu, mãe de duas crianças, viajou para assistir ao evento e expressou seu orgulho pela **tecnologia chinesa**.

O escritor de ficção científica Liu Cixin ressaltou que a maratona de robôs serve como uma **exibição** das capacidades tecnológicas e potencial de mercado. Ele destacou que robôs que podem auxiliar idosos ou realizar tarefas domésticas terão um grande impacto na vida cotidiana no futuro.

Scott revelou estar **ansioso** para o crescimento da performance robótica, enquanto Shi Dengdeng, estudante de 18 anos, destacou o **desempenho estável** dos humanoides, apesar de sua velocidade ainda ser limitada.

A meia maratona teve duas pistas: uma para os robôs e outra para cerca de **12 mil corredores humanos**. O vencedor humano completou o percurso em **1 hora e 2 minutos**, superando Tiangong por mais de **uma hora e meia**. Os robôs tiveram a possibilidade de trocar de bateria durante a corrida, prática realizada três vezes.

O Centro de Inovação de Robôs Humanoides de Pequim é uma empresa estatal, com **43%** de seu capital sob controle estatal e o restante dividido entre a UBTech e a **Xiaomi**.

Leia mais em folha