HOME FEEDBACK

“Tivemos conversas muito boas com a China”, diz secretário dos EUA

O secretário do Tesouro elogiou as conversas positivas com a China e a prorrogação das tarifas, destacando a importância econômica da relação entre os países. Enquanto isso, a expectativa é de novas negociações antes da nova data limite em novembro.

Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que a relação entre Estados Unidos e China está “funcionando bem” após a prorrogação da trégua tarifária.

Em entrevista ao programa “The Ingraham Angle”, da Fox News, Bessent destacou que a China é a maior fonte de receita tarifária para os EUA. Ele adiantou que novas conversas podem ocorrer antes de novembro.

No dia 11 de agosto, o presidente Donald Trump anunciou a extensão da trégua tarifária por mais 90 dias, com nova data em 9 de novembro.

Caso não haja nova prorrogação, as tarifas poderiam atingir 145% para produtos chineses e 125% para produtos dos EUA, inviabilizando o comércio.

Atualmente, as taxas dos EUA sobre a China estão em 30%, com uma alíquota adicional de até 20% para produtos relacionados ao fentanil. A China retaliou com 10% sobre produtos norte-americanos.

Em 12 de maio, acordos foram feitos na Suíça para prorrogar as tarifas por 90 dias, mas a 2ª rodada em Estocolmo nos dias 28 e 29 de julho não teve sucesso imediato.

Além disso, Trump sinalizou que não imporá tarifas à China por compras de petróleo russo, mas pode reavaliar a situação em “duas ou 3 semanas” após encontro com Vladimir Putin.

Leia mais em poder360