HOME FEEDBACK

Toffoli dá 5 dias para tribunais informarem ações sobre descontos indevidos no INSS

Supremo determina levantamento de ações judiciais sobre descontos indevidos do INSS para auxiliar na análise de fraudes. Medida busca garantir a devolução integral dos valores e proteção aos aposentados e pensionistas.

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que todos os Tribunais Regionais Federais (TRFs) informem, em cinco dias úteis, o número total de ações judiciais sobre descontos indevidos em benefícios do INSS.

A medida é válida para processos protocolados até 30 de junho de 2025. Os dados deverão ser detalhados por número de processo, auxiliando o STF em uma ação da AGU que busca uma solução unificada para fraudes em aposentadorias e pensões.

A decisão segue a linha de medidas após a suspensão, em 17 de junho, do prazo de prescrição de tais ações. O objetivo é garantir segurança jurídica, conter ações predatórias e proteger aposentados.

Toffoli enfatizou que qualquer solução judicial deve garantir a devolução integral dos valores desviados. Durante a audiência, o presidente do INSS, Gilberto Waller, anunciou que o pagamento das indenizações começará em 24 de julho, com três lotes de pagamento a cada 15 dias.

O primeiro lote atenderá cerca de 1,5 milhão de aposentados. Até 30 de junho, mais de 3,6 milhões de beneficiários contestaram descontos não reconhecidos, com estimativa de devolução de até R$ 2,1 bilhões.

As fraudes envolvem descontos não autorizados, ligados a serviços de associações ou sindicatos. A movimentação do STF e INSS é vista como histórica, visando reparação e prevenção de abusos futuros.

Leia mais em jovem-pan