HOME FEEDBACK

Tolmasquim se compromete a deixar Petrobras se eleito conselheiro da Eletrobras

Mauricio Tolmasquim pode deixar a Petrobras para assumir um cargo no conselho da Eletrobras. A mudança ocorre em meio a uma reorientação da estratégia da Petrobras em relação à transição energética.

Mauricio Tolmasquim pode deixar o cargo de diretor-executivo de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras (PETR4) caso seja eleito conselheiro da Eletrobras (ELET3;ELET6), segundo documento publicado pela elétrica.

Essa mudança ocorre após a Petrobras reavaliar seu plano estratégico, abandonando projetos ambiciosos de eólicas offshore para focar em biocombustíveis.

A Eletrobras confirmou a indicação de Tolmasquim e de outros candidatos para o conselho, e ressaltou que, para assumir na Eletrobras, o desligamento da Petrobras é necessário por serem consideradas concorrentes.

No documento, a Eletrobras afirma que Tolmasquim está apto a assinar a declaração de desimpedimento.

Tolmasquim assumiu a diretoria da Petrobras em 2023, indicado pelo ex-presidente Jean Paul Prates. Sua missão era liderar a transição energética da Petrobras.

No entanto, em maio de 2024, o presidente Lula substituiu Prates por Magda Chambriard, visando acelerar projetos para movimentar a economia.

Chambriard defende a descarbonização nas operações e o avanço em biocombustíveis, como etanol e biodiesel.

Leia mais em infomoney