HOME FEEDBACK

Tóquio quebra recorde de calor com 10 dias consecutivos acima dos 35°C

O país enfrenta um verão sem precedentes, com temperaturas extremas afetando o clima local e a flora. Especialistas alertam para as consequências das mudanças climáticas em fenômenos naturais típicos do Japão.

Tóquio registrou nesta quarta-feira, 27, um recorde de 10 dias consecutivos com temperaturas acima dos 35°C, conforme anunciado pela Agência Meteorológica do Japão.

É a primeira vez desde 1875 que se observa uma sequência desse tipo, em meio a ondas de calor global provocadas pelas mudanças climáticas.

O Japão vive o verão mais quente da história, com junho e julho de 2023 sendo os mais quentes já registrados. O verão do ano passado igualou 2023 como o mais quente, seguido pelo outono mais quente em 126 anos de medições.

Especialistas alertam que as cerejeiras japonesas estão florescendo mais cedo devido ao clima, e em algumas ocasiões, as flores não aparecem por conta de invernos e outonos não frios o suficiente.

Além disso, a famosa cobertura de neve do Monte Fuji esteve ausente pelo período mais longo já registrado, até início de novembro.

Leia mais em exame