Torturados pela ditadura receberão homenagem na Câmara nesta 3ª feira
Sessão solene na Câmara dos Deputados homenageará as vítimas da ditadura militar, reforçando o compromisso com os direitos humanos. O evento destaca a importância da memória e da verdade como defesa contra o autoritarismo.
Câmara dos Deputados realiza sessão em homenagem a torturados pela ditadura militar
A Câmara dos Deputados fará uma sessão solene nesta terça-feira (1º.abr.2025), às 11h, em homenagem aos torturados durante a ditadura militar.
O evento contará com a presença da ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, e de familiares de vítimas, como Chico Paiva e Ivo Herzog.
A sessão ocorre em memória ao Dia Internacional da Verdade, celebrado em 24 de março, para relembrar a importância de buscar os fatos sobre as violações de direitos humanos.
A convocação foi feita pela bancada do Psol, que critica movimentos que desejam o retorno da ditadura, afirmando que isso é inaceitável.
Os deputados ressaltam: “Saber a verdade nos fortalece como sociedade. Não esquecer garante que os erros não se repitam no futuro”.
O Brasil completou, em 2025, 40 anos de democracia, o maior período democrático ininterrupto da história do país. Histórias da ditadura incluem diferentes fases de restrições às liberdades de expressão e política.
O Poder360 disponibilizou uma série especial de reportagens sobre esses 40 anos de democracia no Brasil.