HOME FEEDBACK

Trabalhadores fazem 29,3 milhões de simulações de empréstimo em dois dias de novo programa

Simulações de empréstimo consignado disparam após lançamento do programa "Crédito do Trabalhador". Medida do governo busca facilitar o acesso ao crédito, mas especialistas alertam para riscos de endividamento.

Simulações de Empréstimos

Entre sexta-feira (21) e sábado (22), trabalhadores realizaram 29.301.348 simulações de empréstimo consignado pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Do total, foram feitas 2.962.330 propostas e 6.683 contratos fechados. O volume de acessos à CTPS Digital superou em 12 vezes a média dos últimos três meses.

Crédito do Trabalhador foi criado pela medida provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 12 de outubro. O programa é direcionado a trabalhadores formais e permite o uso do FGTS como garantia.

As parcelas são descontadas diretamente do contracheque, o que visa baratear o crédito e estimular a economia. No entanto, especialistas alertam sobre o risco de endividamento.

Os trabalhadores podem acessar ofertas em mais de 80 instituições financeiras e a partir de 25 de abril, todos os bancos poderão oferecer crédito através de suas plataformas digitais.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, aconselhou prudência na contratação de empréstimos e destacou que a prestação não deve exceder 35% do salário do trabalhador.

Leia mais em globo
PT