Trabalhadores federais atingidos por cortes de Musk correm para encontrar empregos em mercado 'terrível'
Cortes de funcionários federais e dificuldade em encontrar novos empregos geram um "fenômeno em massa" de trabalhadores em busca de estabilidade. A transição entre setores e a demanda por habilidades específicas complicam ainda mais a reintegração ao mercado de trabalho.
Ryan Sloane, especialista em assuntos públicos do CDC, foi demitido após apenas dois meses de trabalho, após enfrentar oito meses de obstáculos para entrar na instituição.
Ele deixou um emprego exaustivo no Weather Channel em busca de estabilidade e seguro-saúde, essenciais para fertilização in vitro com sua esposa.
Após a demissão, Sloane tentou encontrar trabalho no setor privado, enfrentando rejeições constantes e uma busca difícil, enquanto sustentava sua família com um negócio de lavagem a pressão.
Desde o início do ano, as candidaturas de trabalhadores federais aumentaram, especialmente após a demissão de 24 mil funcionários, um resultado do esforço da administração Trump em encolher o governo.
Um juiz federal considerou 16 mil demissões ilegais, mas o governo está recorrendo. Muitos trabalhadores estão acelerando suas buscas por empregos, com candidaturas em algumas agências em alta de mais de 50%.
Com a incerteza do mercado, muitos se sentem em "limbo", ainda aguardando decisões judiciais. A competição é intensa, já que muitos trabalhadores federais têm alto nível de formação.
Apesar de uma economia potencialmente absorver esses trabalhadores, as oportunidades têm diminuído, forçando-os a considerar mudanças de carreira ou requalificação.
A demanda por funções de saúde é crescente, e algumas jurisdições, como o condado de Fairfax, estão criando caminhos para facilitar a transição de trabalhadores federais.
Enquanto isso, os trabalhadores federais se concentram mais na área de Washington, D.C., representando 43% da força de trabalho local.
Sloane continua focado em seu negócio, mas expressa dúvida sobre voltar para a carreira de comunicação, sentindo que sua experiência não é valorizada como esperava.