Trabalhistas vencem, e premiê é reeleito na Austrália, diz projeção de TV
Albanese conquista reeleição em meio a polêmica com políticos conservadores. A vitória do Partido Trabalhista reflete uma tendência crescente de apoio a líderes de esquerda na Oceania e na América do Norte.
Anthony Albanese, primeiro-ministro da Austrália, foi reeleito neste sábado (3), segundo projeções da emissora Australian Broadcasting Corporation (ABC).
O Partido Trabalhista, ao qual Albanese pertence, deve conquistar o >maior número de cadeiras na Câmara dos Representantes, superando os partidos Liberal e Nacional.
Albanese é mais um líder de esquerda a conseguir reeleição, em parte, por conta do efeito Donald Trump. O líder dos Liberais, Peter Dutton, foi criticado por sua proximidade ideológica com o presidente dos EUA, o que prejudicou sua campanha.
No início da corrida eleitoral, o Partido Trabalhista estava atrás nas pesquisas, mas conseguiu reverter a situação, conforme apontam as projeções.
Um cenário similar ocorreu no Canadá, onde Mark Carney, do Partido Liberal, também superou os conservadores. Sua plataforma de resistência a Trump contribuiu para a mudança na intenção de voto, resultando em sua vitória e na continuidade do domínio liberal.