HOME FEEDBACK

Trabalhistas vencem eleições gerais na Austrália

Partido Trabalhista australiano conquista maioria no Parlamento, impulsionado por promessas de progresso em energia renovável e saúde. Peter Dutton, líder conservador, admite derrota após campanha marcada pela influência da guerra comercial de Donald Trump.

Partido Trabalhista vence eleições na Austrália

Os trabalhistas, liderados pelo primeiro-ministro Anthony Albanese, ganharam as eleições após uma campanha focada no poder aquisitivo e meio ambiente, influenciada pela guerra comercial de Donald Trump.

A apuração ainda não está concluída, mas o Partido Trabalhista está a caminho de uma maioria confortável no Parlamento. Albanese deve conquistar 85 dos 150 assentos, enquanto o conservador Peter Dutton e sua coalizão devem somar apenas 41.

Os eleitores escolheram a nova Câmara Baixa e renovaram quase metade do Senado. Albanese, prometeu desenvolver energias renováveis, combater a crise da moradia e aumentar o financiamento do sistema de saúde.

"Obrigado ao povo da Austrália pela oportunidade de continuar servindo ao nosso país", disse Albanese em uma festa de campanha. Ele afirmou que, em tempos de incerteza global, os australianos escolheram otimismo e determinação.

Seu rival, Dutton, defendeu redução da imigração, combate ao crime e suspensão da proibição do desenvolvimento de energia nuclear.

A campanha foi marcada pela ofensiva comercial de Trump, com a Austrália enfrentando taxas americanas de 10% sobre seus produtos. Pesquisas indicam que o apoio aos conservadores diminuiu devido a Trump, descrito por Dutton como "grande pensador".

Albanese criticou as tarifas americanas, considerando-as um ato de autodestruição econômica.

No exterior, reações aos resultados vieram de Marco Rubio e Ursula von der Leyen, expressando desejo de fortalecer relações. O primeiro-ministro indiano Narendra Modi e o presidente ucraniano Volodimir Zelensky também comentaram, enfatizando a importância da Austrália nas questões globais.

Leia mais em exame