HOME FEEDBACK

Tradução chinesa de biografia de Lula é lançada na China

Tradução da biografia autorizada do presidente Lula é apresentada em Pequim, destacando sua trajetória política e a transformação do Brasil. A obra, que ainda não está disponível nas livrarias, promete atrair o interesse dos leitores chineses.

A versão chinesa da biografia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), “Lula: volume 1”, foi apresentada na Feira Internacional do Livro de Pequim na semana passada.

O livro, escrito pelo jornalista Fernando Morais, foi publicado no Brasil em 2021 e é a 1ª biografia autorizada de Lula, que agora está em seu 3º mandato.

A tradução chinesa, que será comercializada pela Yilin Press, ainda não está disponível nas livrarias de Pequim e será vendida por 75 yuans (cerca de R$ 54). A tradução foi realizada por Tiago Li, estudante da Universidade de Pequim, que se formou em língua portuguesa em 2022.

Li expressou sua esperança de que o livro incentive os leitores a conhecer melhor o Brasil: “Acho que os leitores chineses podem apreciar o livro e saborear os altos e baixos na vida de Lula”, afirmou à agência Xinhua.

O lançamento ocorre poucos meses após a visita de Lula à China, em maio, onde elogiou o governo Xi Jinping e se alinhou com os chineses contra as políticas tarifárias de Trump.

O presidente brasileiro recebeu elogios nas redes sociais na China, onde alguns usuários o consideraram “simpático” e “bom orador”.

A obra narra a trajetória de Lula desde a infância até a presidência em 2003, composta por 17 capítulos e resultado de 10 anos de pesquisa de Morais, que é próximo ao presidente.

A continuação da biografia, que vai abordar os governos petistas e a prisão de Lula durante a Operação Lava Jato, ainda não foi lançada. Morais declarou que a continuação deve ser finalizada em setembro ou outubro de 2025.

Leia mais em poder360