HOME FEEDBACK

Trainees do Poder360 visitam embaixada da China

Trainees do Poder360 aprendem sobre relações bilaterais Brasil-China em visita à embaixada. O encontro abordou temas como comércio, tecnologia e desafios geopolíticos atuais.

1ª turma de trainees do Poder360 visita embaixada da China em Brasília em 12 de março de 2025.

Recebidos pelo ministro Jin Hongjun, os jornalistas ouviram uma apresentação sobre relações econômicas e geopolíticas internacionais.

Hongjun destacou as "Duas Sessões", evento anual que define estratégias da política chinesa, ocorrendo entre 5 e 10 de março. As sessões envolvem a APN e a Conferência Consultiva Política do Povo Chinês.

O ministro mencionou que as decisões deste ano focam em inovação, ciência e tecnologia, além de reforçar investimentos em outros países. Em relação ao Brasil, comentou sobre um “futuro compartilhado”, com o presidente Xi Jinping visitando Brasília em novembro de 2024 e assinando 37 acordos de cooperação.

A China é o principal parceiro comercial do Brasil há 10 anos, com um fluxo de comércio recorde de US$ 157,5 bilhões em 2024. O Brasil também liderou o aumento de importações de produtos chineses.

Durante a visita, Hongjun respondeu a perguntas sobre a guerra comercial com os EUA, opinião pública ocidental sobre a China, G4, Conselho de Segurança da ONU, BRICS, a Guerra da Ucrânia e o impasse com Taiwan.

O curso de trainees, iniciado em 3 de fevereiro de 2025, conta com 14 jovens de vários Estados e tem duração de 3 meses. O objetivo é ensinar cobertura de temas do poder, com foco em agronégocio, energia, infraestrutura e saúde.

O programa tem o apoio institucional da JBS e FenaSaúde.

Leia mais em poder360