HOME FEEDBACK

Transparência é fundamental em qualquer política, diz Camilo Santana

Ministro da Educação defende a importância de dados confiáveis para políticas públicas e anuncia criação de grupo de especialistas. A divulgação do Censo Escolar de 2024 marca uma nova abordagem do MEC em relação à educação básica no Brasil.

Ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância de dados confiáveis para políticas públicas. Em declaração feita na 4ª feira (9.abr.2025), enfatizou a necessidade de transparência em programas do governo.

A fala veio após a divulgação de dados divergentes do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de 2023 em relação a outra avaliação, publicada em maio de 2024.

O MEC formou um “grupo de notórios” com especialistas para esclarecer dúvidas e garantir orientações sobre dados educacionais. A declaração ocorreu durante o evento de apresentação dos dados do Censo Escolar 2024 pelo Inep.

Camilo Santana mencionou que o Inep desenvolveu uma metodologia para avaliar a alfabetização, mas destacou que quase todos os Estados também implementam suas próprias políticas de avaliação. O Programa Nacional Criança Alfabetizada visa criar uma política integrada com os governos estaduais.

O ministro almeja deixar um legado de um sistema de informações unificadas entre municípios, Estados e o governo federal, ressaltando que agora há mais atenção à educação básica.

Os dados do Censo Escolar, divulgados com mais de 2 meses de atraso, incluem informações sobre matrículas, escolas e docentes das redes pública e privada. O censo é crucial para avaliar o impacto do Pé-de-Meia, programa que concede bolsas ao ensino médio.

A gestão do MEC apresentava atrasos também na publicação de dados do Saeb e do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) de 2023 durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leia mais em poder360