Trem obsoleto pega fogo em cemitério de trens em área da estação Japeri, na Baixada Fluminense
Bombeiros controlam incêndio em trem obsoleto na estação de Japeri, que levanta preocupações de segurança entre os moradores. SuperVia investiga a possível origem criminosa do fogo, enquanto os trens inoperantes devem ser leiloados.
Incêndio em trem obsoleto em Japeri: Um dos 79 trens parados na estação de Japeri, na Baixada Fluminense, pegou fogo. Bombeiros de Paracambi conseguiram controlar o incêndio. Imagens nas redes sociais mostram um vagão em chamas; a origem do fogo é incerta.
A operação de trens não foi afetada. Uma reportagem anterior destacou o “cemitério” de composições inservíveis na estação. O trem incendiado já estava descontado, segundo um relatório da Companhia Estadual de Transporte e Logística.
Condições dos trens: As composições, fabricadas entre os anos 70 e 80, são vistas como perigosas por moradores. No interior dos vagões, foram encontrados utensílios de consumo de crack e pichações, indicando atividade suspeita.
A localização dos trens facilita o acesso clandestino à estação, sem pagamento da tarifa. Moradores relatam aumento de assaltos na área, especialmente à noite.
Medidas da SuperVia: A Secretaria de Transportes planeja leiloar os trens. A SuperVia investiga se o incêndio foi causado por vandalismo e informou que ações de emergência foram tomadas. O Corpo de Bombeiros controllou a situação e não houve feridos.