HOME FEEDBACK

Tribunal britânico vai julgar BHP por desacato em caso do desastre de Mariana

BHP enfrentará processo criminal no Reino Unido por suposto desacato ao tribunal relacionado ao desastre de Mariana. A mineradora é acusada de obstruir a Justiça ao financiar uma ação que questiona a possibilidade de municípios brasileiros processá-la.

BHP enfrentará ação por desacato ao tribunal no Reino Unido, relacionada ao desastre de Mariana.

O Tribunal Superior de Londres decidiu prosseguir com a acusação contra a mineradora, movida por municípios afetados pela barragem de Fundão em 2015. A empresa poderá enfrentar um processo criminal com multa ilimitada.

A ação foi promovida pelo escritório de advocacia Pogust Goodhead, representando 620 mil atingidos. Os municípios alegam que a BHP violou o direito a um julgamento justo e obstruiu processos legais ao financiar o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

O Ibram protocolou uma ADPF 1178 no Supremo Tribunal Federal (STF) que questiona se os municípios podem processar no exterior.

A BHP declarou que está ciente da decisão da corte, mas reiterou que isso não aborda o mérito das alegações, que serão discutidas em audiência futura.

Leia mais em infomoney