Tribunal da Coreia do Sul anula impeachment de premiê
Tribunal Constitucional restabelece Han Duck-soo como primeiro-ministro após anulação de impeachment. A decisão foi tomada em meio a uma crise política que envolve o recente afastamento de Yoon Suk-yeol.
Tribunal Constitucional da Coreia do Sul anulou neste domingo (23.mar.2025) o impeachment do primeiro-ministro Han Duck-soo, restabelecendo seus poderes como presidente interino.
Han assumiu a Presidência interina em dezembro de 2024, após o afastamento de Yoon Suk-yeol, mas foi destituído pelo Parlamento por se recusar a nomear 3 juízes para o Tribunal Constitucional.
O impeachment foi rejeitado por 5 votos a 1 entre 8 juízes. O tribunal considerou que a decisão parlamentar foi excessiva. Com isso, Han retorna ao cargo de primeiro-ministro.
A crise política na Coreia do Sul começou com Yoon Suk-yeol decretando lei marcial em dezembro de 2024. O Parlamento votou pelo seu impeachment e nomeou Han como presidente interino.
No entanto, Han também foi destituído por não indicar magistrados para a Corte. O Parlamento classificou o decreto de lei marcial como inconstitucional e ilegal, alegando que não seguiu os requisitos necessários.