HOME FEEDBACK

Trump abre investigação para aplicar tarifas a móveis nos EUA

Trump anuncia investigação sobre importações de móveis e possíveis tarifas, visando fortalecer a indústria nacional. A medida impacta o mercado varejista e pode afetar a produção de móveis em regiões como Santa Catarina.

Donald Trump, presidente dos EUA, anunciou em 6ª feira (22.ago.2025) uma investigação sobre importações de móveis e a aplicação de tarifas ao setor.

O objetivo é fortalecer a indústria moveleira nacional e o processo será concluído em até 50 dias, com alíquota a ser definida.

A investigação é conduzida pelo Departamento de Comércio sob a Seção 232 da Lei de Expansão do Comércio, que permite tarifas sobre bens críticos para a segurança nacional. O prazo para conclusão da análise pode chegar a 270 dias, iniciada em 10 de março.

As ações de empresas de varejo de móveis foram afetadas:

  • Wayfair: -10%
  • RH: -9,9%
  • Arhaus: -7,7%
  • Williams-Sonoma: -6,7%
Enquanto isso, empresas com produção na América do Norte, como La-Z-Boy (+3,7%) e Ethan Allen Interiors, tiveram alta.

As tarifas sobre móveis se somam a outras já anunciadas por Trump em setores como aço, alumínio e automóveis.

A Casa Branca também iniciou uma análise sobre importações de energia eólica, enquanto o comunicado não citou países específicos. O Brasil, um dos exportadores para os EUA, enviou US$ 249,6 milhões em móveis em 2024, com São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho respondendo pela maior parte das exportações.

A região emprega 7.000 trabalhadores em 398 indústrias, com 20 exportando. Atualmente, 600 funcionários de 4 empresas estão em férias coletivas devido à incerteza do mercado externo.

Leia mais em poder360