Trump acredita em cessar-fogo em Gaza, possivelmente na ‘próxima semana’
Trump expressa otimismo sobre cessar-fogo em Gaza, enquanto a comunidade internacional critica o aumento de mortes de civis. Secretaria-geral da ONU denuncia a situação precária da ajuda humanitária na região.
Donald Trump se mostrou otimista sobre uma nova trégua em Gaza, enquanto aumentam as críticas pelas mortes de civis em centros de distribuição de alimentos.
Gaza foi devastada por mais de 20 meses de guerra entre Israel e Hamas, iniciada em 7 de outubro de 2023. Trump afirmou: “Acreditamos que até a próxima semana, vamos conseguir um cessar-fogo”.
Na gestão de Joe Biden, Washington havia logrado um cessar-fogo, mas Israel rompeu a trégua em março. O bloqueio humanitário durou mais de dois meses, causando grave escassez de alimentos.
António Guterres, secretário-geral da ONU, denunciou um sistema “militarizado” de distribuição de ajuda humanitária que, segundo ele, "mata as pessoas". No último dia, 80 civis morreram devido a bombardeios ou disparos israelenses, incluindo 10 enquanto aguardavam ajuda.
A ONG Médicos Sem Fronteiras criticou a GHF, afirmando que representa “um simulacro de distribuição que produz massacres”. Israel acusou a ONU de se alinhar ao Hamas.
Desde o início das operações da GHF, mais de 4.000 pessoas morreram em filas para receber ajuda. Recentemente, as operações militares israelenses continuam em resposta ao ataque de 7 de outubro, que deixou 1.219 mortos, e a atual escalada já causou cerca de 56.331 mortes em Gaza.
Publicado por Luisa Cardoso
Com informações da AFP