Trump acusa Brasil de fazer 'caça às bruxas' contra Bolsonaro: 'Deixem ele em paz'
Trump critica o tratamento de Bolsonaro pelo Brasil e chama de "caça às bruxas" o processo judicial que o ex-presidente enfrenta. A defesa inclui alegações de que a disputa em 2022 foi acirrada e deveria ser decidida nas urnas em vez dos tribunais.
Donald Trump defende Jair Bolsonaro: O presidente americano saiu em apoio ao ex-presidente brasileiro nesta segunda-feira (7/7), criticando o processo que ele enfrenta no STF.
Trump declarou que "o Brasil está fazendo uma coisa terrível" em relação a Bolsonaro, afirmando que ele é alvo de perseguições incessantes e que "não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo".
Chamando Bolsonaro de “líder forte” e verdadeiro patriota, Trump alegou que o ex-presidente lideraria as pesquisas para 2026, embora este esteja inelegível.
Trump comparou a situação de Bolsonaro com sua própria experiência política e declarou que o povo brasileiro "não tolerará" a perseguição ao ex-presidente. Ele finalizou com um pedido em letras maiúsculas: "Deixem Bolsonaro em paz!"
Processo de Bolsonaro: Atualmente, o ex-presidente é o primeiro a ser réu por tentativa de golpe de Estado no Brasil. O processo está na fase final no STF, com acusações de que teria planejado um golpe e até um atentado contra Lula.
A denúncia da PGR inclui Bolsonaro e outros sete ex-integrantes do seu governo, todos negando as acusações. Os réus respondem a cinco crimes, com possibilidade de uma pena superior a trinta anos de prisão. O julgamento deve ocorrer entre agosto e setembro.