Trump adia tarifa de 50% contra UE até 9 de julho
Trump adia tarifa de 50% à União Europeia após diálogo com Ursula von der Leyen. A presidente da Comissão Europeia afirma que está pronta para avançar nas negociações e pede tempo até julho.
Donald Trump anunciou neste domingo, 25, a extensão do prazo para a imposição de uma tarifa de 50% contra a União Europeia até 9 de julho.
A decisão veio após uma conversa telefônica com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Trump, que inicialmente havia ameaçado implementar a taxa em 1º de junho, disse que a conversa foi “muito agradável”.
Von der Leyen também destacou que “a UE e os EUA compartilham a relação comercial mais próxima e importante do mundo” e que a Europa está pronta para avançar nas negociações rapidamente.
Trump expressou insatisfação com as discussões, afirmando que “não estão levando a lugar nenhum”. Ele também mencionou os problemas como barreiras comerciais, manipulações monetárias e processos injustos que resultaram em um déficit comercial com os EUA de mais de US$ 250 milhões por ano.
A tarifa esperada era de 20%, conforme anunciado por Trump em abril. Apesar de uma nova proposta comercial da UE, Trump afirmou que as conversas estão “indo muito devagar”.