HOME FEEDBACK

Trump afirma que há 'grande chance' de fim para a guerra na Ucrânia, após reunião com Putin

Trump expressa otimismo sobre possível acordo de paz na Ucrânia, após reuniões com Putin. Apesar do entusiasmo, a postura cautelosa do presidente russo levanta dúvidas sobre a viabilidade de um cessar-fogo.

Trump otimista sobre paz na Ucrânia

O presidente dos EUA, Donald Trump, manifestou otimismo em sua rede social, Truth Social, sobre um possível acordo de paz para a guerra na Ucrânia, na sexta-feira, 14.

O manifesto veio após o encontro do enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, com o presidente russo, Vladimir Putin, na quinta-feira, 13. Trump descreveu as discussões como "muito boas e produtivas".

Trump afirmou: “Há uma grande chance de que essa guerra horrível e sangrenta possa finalmente chegar ao fim”. Ele também declarou ter intercedido para salvar milhares de soldados ucranianos cercados pela Rússia, tentando evitar um "massacre horrível".

Postura cautelosa de Putin

Em contrapartida, Putin, antes do encontro, adotou uma postura cautelosa. Ele expressou ceticismo sobre a proposta de cessar-fogo mediada pelos EUA e impôs condições rigorosas, exigindo concessões da Ucrânia.

Ainda que tenha declarado apoio teórico a uma trégua, o presidente russo deixou claro que não aceitará um acordo sem garantir que os interesses da Rússia sejam atendidos.

Leia mais em exame