Trump afirma que não descarta atacar o Irã se houver relatos de novo enriquecimento de urânio
Trump reitera disposição de atacar o Irã se novo enriquecimento de urânio for confirmado. Presidente elogia resultados recentes de ataques a instalações nucleares e destaca desejo de paz após conflito na região.
Donald Trump afirmou que não descarta novos ataques às instalações nucleares do Irã, caso recebam relatórios confiáveis sobre enriquecimento de urânio a níveis preocupantes.
Em entrevista coletiva, Trump declarou: “Com certeza” quando questionado sobre a possibilidade de bombardear os centros de enriquecimento iranianos se Teerã puder obter uma arma nuclear.
O presidente americano celebrou o “sucesso retumbante” dos ataques às instalações de Fordow, Isfahan e Natanz, afirmando que foram totalmente destruídas e que não está preocupado com a situação.
Trump pediu ao líder supremo iraniano, Ali Khamenei, que “diga a verdade” sobre os ataques, após Khamenei afirmar que eles não conseguiram “nada significativo”.
De acordo com Trump, o ataque possibilitou um acordo de cessar-fogo entre Irã e Israel, encerrando 12 dias de conflito e diminuindo a tensão no Oriente Médio. Ele destacou que ambos os governos estão “exaustos” e preocupados com o futuro, não com energia nuclear.
Trump e seu comando militar criticaram um relatório de inteligência que indicava que o programa nuclear do Irã seria atrasado por cerca de seis meses, em vez de anos. Além disso, foi afirmado que Teerã parece ter perdido o acesso às suas reservas de urânio enriquecido a 60% após os ataques.
Com informações da EFE
Publicado por Sarah Paula