HOME FEEDBACK

Trump agora diz não saber se Putin quer a paz na Ucrânia

Trump sugere que Putin pode não estar interessado em acordo de paz, mas acredita que a maioria está cansada da guerra. Presidente americano se reúne com líderes europeus e planeja cúpula entre Putin e Zelenski para a próxima semana.

Trump comenta sobre possível acordo de paz na Ucrânia

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que Vladimir Putin pode não querer um acordo para a Guerra da Ucrânia, embora acredite no contrário. A declaração foi dada em entrevista à Fox News após reunião com Volodimir Zelenski e líderes europeus.

Trump não detalhou as consequências para Putin, mas reiterou que haverá “consequências graves” se a guerra continuar. Ele ameaçou sanções secundárias a países que compram petróleo russo.

Trump acredita que Zelenski “fará o que for necessário” para encerrar o conflito e reconhece a complexidade das negociações. Questões como garantias de segurança e perda territorial são pontos críticos para um possível acordo.

Representantes de países da UE expressaram cautela em reuniões, destacando que não há decisões sobre o cronograma das conversas.

A proposta de paz inclui sugestões de um mecanismo de defesa semelhante ao da OTAN, mas Putin já reiterou que não aceitará forças da aliança em solo ucraniano.

Trump relatou que Putin propôs congelar linhas de batalha em troca de territórios, mas essa negociação não agrada Zelenski, que deseja discutir territorialidade apenas em encontros diretos.

No cenário atual, a guerra continua, com recentes ataques russos à refinaria em Kramatorsk.

Leia mais em folha