HOME FEEDBACK

Trump agrediu o sistema financeiro brasileiro, critica Gleisi

Gleisi Hoffmann defende a atuação de Flávio Dino em meio a críticas sobre sanções financeiras, responsabilizando Donald Trump pela instabilidade no setor. A ministra destaca a importância da soberania nacional frente às influências externas no sistema financeiro brasileiro.

Ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), afirmou que Donald Trump foi quem “agrediu o sistema financeiro no Brasil” e não o ministro Flávio Dino do STF.

Gleisi defendeu a decisão de Dino, que agiu “em defesa da soberania nacional” e chamou a especulação sobre os valores das ações dos bancos de parte do Custo Bolsonaro.

No dia 18 de agosto, Dino determinou que decisões de outros países só valem no Brasil se a Justiça brasileira as validar. Essa ação foi vista como uma tentativa de blindar Alexandre de Moraes da Lei Magnitsky.

No dia 19 de agosto, após a decisão de Dino, as ações dos principais bancos sofreram uma forte queda, afetadas pela proibição de relações com Moraes por empresas norte-americanas, que estão sujeitas a sanções.

Leia mais em poder360