HOME FEEDBACK

Trump alerta que economia dos EUA pode desacelerar se presidente do Fed não cortar juros

Investidores em alerta após críticas de Trump ao presidente do Federal Reserve. A instabilidade nas bolsas é impulsionada pela incerteza sobre possíveis mudanças na liderança do banco central.

Trump causa instabilidade em Wall Street ao criticar repetidamente o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e sugerir que tem poder de destituí-lo.

Em uma postagem nas redes sociais, Trump afirmou que a economia dos EUA pode desacelerar se o Fed não reduzir as taxas de juros imediatamente. Ele mencionou que "praticamente não pode haver inflação" devido à queda nos preços de energia e alimentos, mas alertou sobre a possibilidade de uma desaceleração.

Os dados de março do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) mostram que os preços médios dos alimentos aumentaram mais de 2% em relação ao ano anterior. As ações americanas caíram 1,5% nesta segunda-feira, à medida que os investidores ponderavam sobre a possibilidade de remoção de Powell.

Na semana passada, Trump atacou Powell após o Banco Central Europeu reduzir sua taxa de juros. Ele expressou descontentamento sobre a velocidade dos cortes de juros pelo Fed.

As declarações surgem durante as reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial em Washington. Trump declarou: “Se eu quiser tirá-lo, ele sai rapidinho, pode acreditar.”

A decisão de Trump sobre tarifas elevadas em importações gerou preocupações sobre inflação, enquanto Powell destacou a necessidade de cautela na política monetária.

Powell afirmou que sua posição é defensável legalmente, dizendo que "nossa independência é uma questão legal" e que não pode ser demitido sem justa causa. O diretor do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hassett, indicou que Trump está considerando demitir Powell.

Leia mais em exame