HOME FEEDBACK

Trump ameaça aplicar tarifas de até 50% sobre petróleo russo caso Putin não chegue à acordo

Trump critica Putin e ameaça impor tarifas sobre petróleo russo caso guerra na Ucrânia persista. O presidente também anunciou medidas semelhantes para o petróleo venezuelano, afetando possíveis parceiros comerciais.

Donald Trump, presidente dos EUA, expressou em entrevista à NBC News que está "muito bravo" com Vladimir Putin após críticas ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy.

Ele afirmou que aplicará tarifas sobre o petróleo russo caso não consiga um acordo para acabar com a guerra na Ucrânia. Trump declarou:

"Se a Rússia e eu não conseguirmos chegar a um acordo para acabar com o derramamento de sangue na Ucrânia... vou impor tarifas secundárias sobre o petróleo russo."

A ameaça de tarifas entre 25% a 50% recairá sobre importadores que adquirirem petróleo da Rússia, com a advertência de que quem negociar com o país "não poderá fazer negócios nos Estados Unidos".

Adicionalmente, Trump anunciou tarifas sobre a Venezuela para países que comprem seu petróleo e gás. Segundo a NBC, importadores importantes de petróleo russo incluem:

  • China
  • Turquia
  • Brasil
  • Índia

Esses países podem ser impactados se Trump aplicar tarifas semelhantes às que usou para a Venezuela.

Leia mais em valorinveste