Trump ameaça Apple e União Europeia com tarifas de 25% e 50%
Trump intensifica tensões comerciais ao ameaçar tarifas sobre iPhones e a União Europeia. Secretário do Tesouro acredita que medidas podem acelerar negociações com o bloco europeu.
Trump ameaça tarifas sobre produtos da Apple e União Europeia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a possível imposição de tarifas de 25% sobre iPhones vendidos, mas não fabricados, nos EUA. A declaração foi feita na sexta-feira (23.mai.2025) em sua rede social Truth Social.
Trump também mencionou uma tarifa de 50% sobre a União Europeia, com início previsto para 1º de junho. As ameaças marcam um aumento nas tensões comerciais após um período de calma.
O presidente deu um prazo de apenas uma semana para negociações antes da implementação. Em um post, ele disse a Tim Cook, CEO da Apple, que espera que os iPhones vendidos nos EUA sejam “fabricados e construídos nos Estados Unidos”.
Referindo-se à União Europeia, Trump afirmou que “tem sido muito difícil de lidar” com o bloco e que as discussões “não estão indo a lugar nenhum”.
O secretário do Tesouro, Scott Bessent, espera que a ameaça de Trump acelere as negociações com a UE, criticando sua postura. “As propostas da UE não têm sido da mesma qualidade que as de nossos principais parceiros comerciais”, disse o secretário.
Essas declarações vêm após Trump impor tarifas globais em abril, que foram parcialmente suspensas até julho. Atualmente, há uma taxa de 10% sobre a maioria das importações e 30% sobre a maioria dos produtos chineses.