HOME FEEDBACK

Trump ameaça impor tarifa de 100% sobre chips importados que não forem produzidos nos EUA

Trump propõe tarifa de 100% sobre semicondutores importados para incentivar produção interna. Medida visa pressionar empresas a estabelecerem operações nos Estados Unidos e beneficiar investimentos locais.

Donald Trump anunciou que pretende impor uma tarifa de 100% sobre todas as importações de semicondutores e chips, exceto para empresas que construírem fábricas nos EUA.

A medida busca estimulá a produção interna de componentes essenciais à indústria global.

O anúncio ocorreu em um evento na Casa Branca com o CEO da Apple, Tim Cook, que revelou um investimento de US$ 100 bilhões em instalações nos EUA e um compromisso de US$ 500 bilhões na economia americana nos próximos quatro anos, gerando 20 mil empregos.

A medida pressiona a indústria a produzir nos EUA. Trump já havia indicado anteriormente que aplicaria tarifas sobre semicondutores, essenciais em setores como tecnologia, automóveis e defesa.

“Vamos aplicar uma tarifa muito alta sobre chips e semicondutores”, disse Trump. “Mas, se você estiver construindo nos Estados Unidos, não haverá cobrança”, enfatizou.

O anúncio está alinhado com um movimento global de relocalização de cadeias produtivas de tecnologia, impulsionado por tensões geopolíticas e incentivos para reduzir a dependência de fornecedores asiáticos.

A tarifa, se implementada, pode impactar diretamente empresas com centros produtivos fora dos EUA. Trump não especificou a data de início da medida, mas sugeriu que a decisão poderia ser oficializada na próxima semana.

Leia mais em exame