Trump ameaça prender candidato socialista se rival cumprir promessa de barrar agentes de imigração em NY
Trump ameaça prender Mamdani por suas promessas de barrar operações do ICE em Nova York. O candidato democrata defende políticas progressistas e cita a luta pelos direitos dos imigrantes como uma de suas bandeiras.
Donald Trump ameaçou prender o candidato democrata à Prefeitura de Nova York, Zohran Mamdani, que promete impedir operações do ICE na cidade se eleito.
Mamdani, 33 anos, é muçulmano e socialista, representando a ala mais à esquerda do Partido Democrata. Ele venceu as primárias com 56% dos votos, desbancando o ex-governador Andrew Cuomo.
Durante uma coletiva, Trump afirmou que irá vigiá-lo e disse: "Se Mamdani impedir as operações do ICE, nós teremos que prendê-lo." O presidente já havia prometido cortar recursos à cidade sob a liderança de Mamdani.
Mamdani negou ser comunista e criticou Trump: "Estou lutando pelas mesmas pessoas trabalhadoras que ele prometeu defender —e que depois traiu."
Com apoio de figuras como Bernie Sanders e Alexandria Ocasio-Cortez, Mamdani defende pautas como:
- Ônibus gratuitos em Nova York
- Supermercados públicos para baratear preços
- Congelamento de aluguéis
- Aumento de impostos para os ricos
Mamdani, naturalizado americano, enfatiza a importância de reforçar as leis que tornam Nova York uma cidade-santuário para imigrantes.
Ele criticou a política do ICE sob Trump, ressaltando que a cidade deve lutar pela libertação de imigrantes e defender a Constituição.