Trump ameaça processar o bilionário Soros e seu filho
Trump pede acusações contra George Soros em meio a investigações sobre protestos. A Open Society Foundations critica as alegações, reforçando seu compromisso com a liberdade de expressão pacífica.
Donald Trump afirmou que George Soros e seu filho devem enfrentar acusações criminais por financiar “protestos violentos” nos EUA.
Trump não detalhou o motivo de seu ataque, mas o fez em um momento de investigações contra indivíduos considerados inimigos. Em sua plataforma Truth Social, escreveu: “Deveriam ser acusados sob a lei RICO...”
Ele alegou que Soros e seus “amigos loucos da costa oeste” causaram “enormes danos” ao país. Trump ainda anunciou: “Cuidado, estamos de olho em vocês!”
A Open Society Foundations, criada por Soros, rejeitou as acusações, chamando-as de “escandalosas e falsas”. Um porta-voz disse que a fundação apoia “direitos à liberdade de expressão e ao protesto pacífico”.
Soros, de 95 anos e alvo da extrema direita, é criticado por seu apoio a causas progressistas. Teorias da conspiração sobre sua família ressurgiram em junho, após protestos em Los Angeles.
Trump usou esses protestos como justificativa para enviar a Guarda Nacional à cidade. Equipes de checagem de fatos desmentiram relatos falsos associados a Soros durante esse período.
Soros enfrenta também acusações infundadas sobre a crise migratória e protestos contra brutalidade policial. Em 2023, anunciou que passaria o controle de sua fundação ao filho, Alexander Soros.
Joe Biden concedeu a Soros a Medalha Presidencial da Liberdade em janeiro por seu apoio a causas que fortalecem a democracia.
*Com informações da AFP
Publicado por Fernando Dias