Trump ameaça Rússia com tarifa de 100% caso não chegue a acordo com Ucrânia em 50 dias
Trump condiciona tarifas a acordo de paz entre Rússia e Ucrânia em 50 dias. Ameaça de 100% nos produtos russos reflete frustração com a postura de Putin durante a guerra.
Trump ameaça tarifas de 100% sobre produtos russos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira que pode impor uma tarifa de aproximadamente 100% aos produtos da Rússia se o presidente russo, Vladimir Putin, não chegar a um acordo de paz com a Ucrânia em até 50 dias.
Os comentários de Trump foram feitos durante uma reunião no Salão Oval com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte. Ele expressou frustração com a recusa de Putin em interromper os bombardeios na Ucrânia.
“Vamos aplicar tarifas muito severas se não chegarmos a um acordo em 50 dias”, afirmou Trump, referindo-se às tarifas secundárias, que atingem países que comerciais com nações sancionadas.
Durante a reunião, Trump indicado que a entrega de sistemas antimísseis Patriot à Ucrânia deve ser finalizada e será custeada pela União Europeia (UE).
Esse tom representa uma mudança significativa em relação ao início da presidência de Trump, quando ele buscava se aproximar de Putin. A relação azedou depois de uma ligação em 3 de julho, na qual Putin reafirmou suas intenções na Ucrânia.
Recentemente, Trump tem ameaçado novas sanções à Rússia, mas ainda não detalhou valores específicos.
*Com informações da EFE
Publicado por Fernando Dias