Trump ameaça tarifa de 50% sobre cobre e dá prazo para indústria farmacêutica
Trump anuncia tarifas de 50% sobre cobre e taxa de até 200% para medicamentos e semicondutores. A implementação dependerá de investigações da Lei de 1962, mas o mercado demonstra otimismo apesar das medidas.
Donald Trump anunciou planos de implementar tarifas sobre setores selecionados, incluindo medicamentos, semicondutores e metais.
Entre as medidas, está prevista uma taxação de 50% sobre o cobre. A declaração foi feita durante uma reunião de gabinete no dia 8 de agosto.
Os fabricantes farmacêuticos terão um prazo de pelo menos um ano para transferir suas operações para os EUA antes da aplicação das tarifas, que poderão chegar a 200% nos produtos importados.
Trump afirmou: “Acreditamos que a tarifa sobre o cobre será de 50%”, e a notícia provocou uma alta de até 17% nos contratos futuros de cobre em Nova York, a maior desde 1988.
A iniciativa se apoia na Seção 232 da Lei de Expansão Comercial de 1962, que permite tarifas quando importações representam uma ameaça à segurança nacional. Tarifas específicas por país entrarão em vigor em agosto.
Apesar da pressão tarifária, as bolsas asiáticas fecharam em alta, assim como as europeias. Segundo Bruno Shahini, da Nomad, há um sentimento no mercado de que Trump pode reverter sua decisão, evidenciado pelo adiamento da aplicação de impostos de 9 de julho para 1º de agosto.