HOME FEEDBACK

Trump ameaça taxar em 200% os vinhos e champanhes europeus se UE não retirar tarifa de 50% sobre uísque dos EUA

Trump ameaça impor tarifa de 200% sobre vinhos da UE em resposta a tarifas sobre uísque. A União Europeia promete retaliar, intensificando a guerra comercial entre os blocos.

Trump anuncia tarifas de 200% sobre vinhos

O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (13) que poderá impor uma tarifa de 200% sobre vinhos e outros produtos alcoólicos da União Europeia (UE) se o bloco não retirar a sua tarifa de 50% sobre o uísque americano.

Na quarta-feira (12), a Comissão Europeia anunciou que vai retaliar os EUA com tarifas sobre produtos avaliados em 26 bilhões de euros (US$ 28 bilhões), intensificando a guerra comercial global.

A UE mantém sua disposição para negociações, afirmando que tarifas mais altas não beneficiam ninguém. No entanto, Trump se manifestou contra a renegociação e criticou a UE nas redes sociais, chamando-a de “hostil e abusiva”.

Trump declarou: “Se esta Tarifa não for removida imediatamente, os EUA em breve colocarão uma Tarifa de 200% sobre todos os VINHOS, CHAMPANHE E PRODUTOS ALCOÓLICOS”.

As exportações de vinhos da UE para os EUA foram de 4,9 bilhões de euros no ano passado, com a França e a Itália representando quase 70% deste comércio.

Os planos tarifários de Trump e da UE abalou a confiança dos investidores e elevou os temores de recessão, afetando também a relação comercial com o Canadá.

As novas tarifas da Comissão Europeia entrarão em vigor até 13 de abril, após o término da suspensão atual no dia 1º de abril.

Além do uísque, a UE também visa tarifas sobre produtos industriais e agrícolas, incluindo aço, têxteis, carne bovina e laticínios.

Após a declaração de Trump, índices dos mercados de ações nos EUA e ações de fabricantes de bebidas alcoólicas europeias sofreram queda.

Leia mais em globo