HOME FEEDBACK

Trump ameaça União Europeia com 'tarifas em larga escala' caso haja cooperação com o Canadá

Trump intensifica ameaças tarifárias contra União Europeia e Canadá, instaurando um novo clima de tensão comercial. Com tarifas de 25% sobre carros importados, a estratégia visa proteger a economia americana diante de possíveis retaliações.

Trump ameaça a União Europeia com tarifas em larga escala se o bloco colaborar com o Canadá para prejudicar economicamente os EUA.

O presidente Donald Trump afirmou em sua rede social Truth Social que, se a União Europeia trabalhar com o Canadá para causar danos aos Estados Unidos, tarifas muito maiores do que as atualmente planejadas serão impostas.

A declaração de Trump foi em resposta à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que criticou as novas tarifas de automóveis. O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, chamou as tarifas de “ataque direto” aos trabalhadores canadenses e indicou que o Canadá está considerando medidas retaliatórias.

Trump anunciou uma taxa de 25% sobre todos os carros importados, subindo de 2,5% que atualmente é aplicada. A previsão é de que as tarifas entrem em vigor em 2 de abril, com arrecadação iniciando em 3 de abril.

A guerra comercial entre EUA e Canadá começou quando Trump impôs tarifas sobre aço. O Canadá retaliou, aplicando tarifas de 25% em produtos dos EUA. O chanceler alemão Olaf Scholz criticou as regulamentações alfandegárias dos EUA, defendendo menos barreiras comerciais.

Leia mais em globo