Trump anuncia ataque dos Estados Unidos a três instalações nucleares do Irã
EUA bombardeiam instalações nucleares do Irã e se unem a Israel em combate. Trump afirma que a missão foi concluída com sucesso e pede paz na região.
Trump confirma bombardeios dos EUA no Irã.
No sábado (21), o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que as Forças Armadas realizaram bombardeios em três instalações nucleares iranianas, sinalizando a entrada oficial dos EUA na guerra entre Israel e o Irã.
Os ataques atingiram os complexos nucleares de Fordow, Natanz e Isfahan. Trump afirmou que os bombardeios foram realizados com sucesso, especialmente no alvo principal, Fordow, e que os aviões já retornaram em segurança.
A operação contou com bombardeiros furtivos B-2 que decolaram da Base Aérea de Whiteman, no Missouri, acompanhados por aviões de reabastecimento em voo.
Inicialmente, havia especulações de que o destino fosse a base americana em Guam, mas a missão seguiu direto para o Oriente Médio.
Os B-2 são únicos na capacidade de lançar a GBU-57, bomba antibunker de 13,6 toneladas, capaz de destruir alvos subterrâneos, como a instalação de Fordow, uma das mais protegidas do programa nuclear iraniano.
Com este ataque, os EUA se juntam formalmente à campanha militar de Israel, que busca impedir o Irã de desenvolver armas nucleares. Trump finalizou sua publicação afirmando: “Agora é tempo para a paz”, sugerindo o desejo de evitar uma escalada maior do conflito.
Com informações da AFP