Trump anuncia ataques ‘decisivos’ contra rebeldes Houthi no Iêmen
A ação militar dos EUA visa conter os ataques dos Houthi no Mar Vermelho, que afetam o comércio global. O presidente Trump adverte sobre consequências severas se os rebeldes não cessarem suas hostilidades.
WASHINGTON - O presidente Donald Trump anunciou, neste sábado, 15, uma ação militar “decisiva e poderosa” contra os rebeldes Houthi no Iêmen.
Os Houthi, parte do “Eixo da Resistência” do Irã, têm causado problemas ao comércio global com ataques no Mar Vermelho.
Após o anúncio, Houthi relataram que a capital Sanaa foi atingida por bombardeios, resultando em nove mortes e nove feridos, a maioria em estado grave, segundo o ministério da Saúde ligado ao grupo rebelde.
Os ataques aéreos teriam atingido um bairro residencial controlado pelos Houthi, conforme a emissora Al Masirah.
Trump criticou a resposta de Joe Biden como “pateticamente fraca”. Em sua rede social, escreveu: “Usaremos força letal avassaladora até atingirmos nosso objetivo”.
Ele alertou os rebeldes a interromperem os ataques, afirmando: “SE NÃO PARAREM, O INFERNO CAIRÁ SOBRE VOCÊS COMO NUNCA VIRAM ANTES!”.
Trump também fez um apelo ao Irã, pedindo que o apoio aos Houthi deve acabar IMEDIATAMENTE.
A ofensiva americana ocorre após os Houthi anunciarem a retomada de ataques a embarcações que considerarem ligadas a Israel no Mar Vermelho, como apoio aos palestinos após bloqueios de ajuda humanitária a Gaza.