Trump anuncia envio de tropas da Guarda Nacional para a capital dos EUA
Trump mobiliza Guarda Nacional em resposta a suposta violência em Washington D.C. Prefeita local contesta a narrativa, apontando queda nos crimes violentos.
Donald Trump anunciou o envio de tropas da Guarda Nacional para Washington D.C., com a polícia da capital sob controle federal.
Durante a declaração, Trump afirmou: "Estou mobilizando a Guarda Nacional para ajudar a restabelecer a lei, a ordem e a segurança pública em Washington, D.C.". Ele estava acompanhado por autoridades como o Secretário de Defesa Pete Hegseth e a Procuradora-Geral Pam Bondi.
O anúncio seguiu-se a um fim de semana onde Trump elevou a retórica sobre um suposto aumento da violência na cidade e pediu que pessoas em situação de rua deixassem Washington “imediatamente”.
A prefeita democrata, Muriel Bowser, contradisse Trump, informando que a cidade "não está passando por um pico de criminalidade".
Dados do departamento de polícia mostram que os crimes violentos caíram 26% nos primeiros sete meses de 2025 e os crimes em geral caíram 7%.
No entanto, a violência com armas continua sendo uma preocupação, com Washington apresentando a terceira maior taxa de homicídios por arma de fogo entre cidades dos EUA com mais de 500 mil habitantes, segundo o grupo de defesa Everytown for Gun Safety.